Black Friday já é tradição e exige cuidado para não virar Black Fraude
A Black Friday, marcada para 29 de novembro deste ano, já é uma tradição consolidada no Brasil e promete movimentar o comércio, com lojas físicas e virtuais oferecendo promoções para atrair consumidores.
Antecipando o grande dia, muitos lojistas lançam campanhas e ofertas ao longo de todo o mês, buscando conquistar os compradores com descontos progressivos e benefícios adicionais, como o frete grátis, o que é apontado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) como um dos principais atrativos para as compras online.
Entre os itens mais procurados, destacam-se os eletrônicos, produtos importados e presentes de fim de ano.
Muitos consumidores adotam uma estratégia cuidadosa, monitorando os preços dos produtos de interesse para evitar promoções falsas, popularmente conhecido como "Black Fraude" – quando as lojas inflacionam preços antes da data para depois oferecer um "desconto" que, na verdade, não traz economia real .
Daniel Sakamoto, gerente executivo da CNDL, alerta para os perigos de ofertas enganosas e dá algumas dicas para garantir uma compra segura. "Sempre desconfie de ofertas muito atrativas, com preços muito abaixo do normal.
Essa é uma das formas mais comuns utilizadas pelos golpistas para atrair consumidores. Verifique sempre a consulta da loja e evite clicar em links de e-mails e mensagens suspeitas. Muitas fraudes ocorrem dessa forma, com sites clonados de marcas famosas que iludem o consumidor desatento", explica Sakamoto.
Para proteger os consumidores, a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com os Procons estaduais e municipais, intensificará o monitoramento de sites de e-commerce, redes sociais e lojas físicas durante o período de promoções.
A fiscalização também focará na transparência das políticas de devolução e reembolso, tópicos que tradicionalmente geram muitas reclamações.
O consumidor que se sentir lesado pode registrar sua autorização diretamente no portal consumidor.gov.br, administrado pelo governo, ou em plataformas privadas como o Reclame Aqui, que têm resultados mostrados em ajudar clientes insatisfeitos a resolver problemas com empresas.
Com uma maratona de ofertas e promoções, a Black Friday no Brasil promete boas oportunidades para quem deseja economizar. Contudo, para que os dados tragam boas experiências de compra e não prejuízos, a recomendação é estar sempre atento, pesquisando a descontos das lojas e evitando ofertas escondidas tentadoras. Segurança e cautela são essenciais para que a Black Friday não vire Black Fraude.
Por jornalista Márcio Batista
Foto: (DALL-E) Reprodução / Divulgação
Mais notícias, CLIQUE AQUI!